"Eu posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-las" - Voltaire

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Racismo Tupiniquim

Por George Guilherme Soares e Vitor Straliotto

Na infame entrevista ao CQC, o comentário de Bolsonaro pode ter sido três coisas: um incompreendido, ou uma burrice sem tamanho – espera-se que um legislador saiba mais sobre a lei de seu próprio país – ou um grande gesto de sinceridade involuntária. Uma coisa é verdade: Bolsonaro pode até (segundo ele) não ser racista, mas o Brasil definitivamente é. O Brasil foi erguido, como nação, em bases racistas. Quando nosso império canavieiro foi fundado, em 1822, os brancos eram preguiçosos demais para trabalhar. Hoje, são covardes demais para admitir que são racistas, e que os negros estão em desvantagem. As famílias brasileiras são racistas, nossos legisladores milicofrênicos são racistas e por mais absurdo que pareça, segundo um dos entrevistados (que é racista), os negros são racistas. Talvez não sejam, mas com certeza o Brasil é. Nosso blog parte desse pressuposto, dessa máxima que – quem sabe – um dia poderá ser comprovada cientificamente, mesmo admitida, enfrentada sem cinismo politicamente correto, até mesmo, apagada de nossa história recente. Aqui fica uma iniciativa para olhar de frente um de nossos maiores demônios, para os que pertencem a esse grupo e para os que desejam compreender o preconceito. Segue a transcrição de uma entrevista dada por um rapaz, que, para preservar sua integridade física e social, decidimos chamar de M.:

[em negrito, Branco ou Preto]: antes de qualquer coisa, você se considera racista?

Bom, eu me considero um "racista parcial". Porque eu não odeio os negros, ou qualquer outra etnia, mas não permito uma mistura. Eu não gostaria que meus filhos se misturassem, primeiro porque isso é uma formação cultural que tenho; vem passando de pai para filho. Por mais que a minha família seja misturada, ela tem certas tradições. Se você for olhar bem, todo brasileiro é misturado, mas ele não admite ser, ele não aceita. Por exemplo, ele é branco e tem nariz largo [faz um gesto representando feições associadas aos negros], mesmo assim ele acha que é branco. Ele é branco mas tem cabelo duro, beição. Ele acha que é branco: mal sabe ele que é um mestiço, de certa forma. Eu me considero racista sim, entendeu, mas, é aquele caso: eu acho que isso é cultural. O brasileiro é racista por natureza.

Você acredita que a mídia ajuda a construir um estereótipo ruim dos negros?

É, com certeza, mas, eu acho que o racismo parte mais do negro do que do branco. O próprio negro quer ser branco. Isso já é uma forma de racismo. Ele dá a entender que é inferior.Ele não tem que querer ser igual ao branco, ele tem que querer ser igual a um negro, ser o que ele é, abraçar a causa dele.

Você conhece muitos racistas? Você tem muitos parentes ou familiares racistas?

Na minha família, 70% [das pessoas] é racista. Porque, por incrível que pareça, a maioria das pessoas que eu conheço, amigos meus são racistas mas não admitem ser. Eles tem aquela típica atitude racista que aparentemente é boba: 'ah, o cara entra em um estabelecimento – só porque ele é magrinho, preto, cabeça raspada e está maltrapilho, ele é um ladrão. É ladrão, é mendigo'. Mas isso aí é um estereótipo cultural, e isso não tem como mudar, porque vem de geração em geração. Quando você escuta aquilo, desde pequeno, aquilo entranha no seu pensamento e não sai nunca mais. Por mais que eu tente me esforçar [pausa] Eu não me considero uma pessoa com atitude racista, eu não tenho preconceito, mas eu sou um cara totalmente anti-miscigenação.

Você não deixaria que seus filhos(as) tivessem parceiros(as) negros.

Não, não deixaria. Eu diria assim: 'filho, você quer' [pausa e faz observação] Gente é igual sapato: você não anda com um sapato preto, e outro branco. Você anda ou com os dois pretos, ou com os dois brancos. 

Então voce considera que é uma questão de formação?


De formação. Se você criar seu filho e ensinar: "é legal você ter uma atitude de aceitar o próximo independente da cor" ou não, "você tem que saber que todos vieram do mesmo lugar, cor não influencia em nada". De qualquer maneira, eu não fui criado assim, por isso eu tenho essa maneira de pensar. Eu não acho que sou melhor ou pior que eles, eu só não aceito a mistura. Eu tenho amigos negros, gosto deles como se fossem irmãos, mas se tivesse que fazer a opção: ' Rapaz, qual você escolheria para ter um filho: uma mulher branca ou uma mulher negra?', bom, eu escolheria uma mulher branca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário